Caindo na literatura: A Morte de Ivan Ilitch – Lev Tostói

A morte de Ivan Ilitch
Autor: Lev Tolstói
Ano: 2016
79 páginas
Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura

splash2splash2splash2splash2splash2

Oi, gente!

Não sou muito de comprar coleções completas de nada. Geralmente, gosto de apenas alguns exemplares e compro aleatoriamente, porém confesso que essa nova coleção de livros da Folha de S. Paulo me conquistaram desde a primeira foto em que a vi. Quando li a lista de todas as edições, percebi que meu dinheirinho já teria destino certo na banca de jornal toda semana.

Eles capricharam nas edições capa dura, com essa linda ilustração de Weberson Santiago (site / facebook) e com uma seleção de obras clássicas que não podem faltar em uma estante.

A Morte de Ivan Ilitch começa com os seus colegas de trabalho pensando em quem pegaria o cargo de Ivan agora que ele estava morto. Um deles que também foi seu amigo de faculdade vai ao velório e conversa com a viúva que gostaria de saber quanto dinheiro conseguiria com a morte do marido.

No decorrer do livro, somos levados a conhecer a história de Ivan Ilitch desde sua infância até a sua morte. Sua necessidade em sempre viver uma vida correta, decente, como ela deveria ser. Mas será que ele foi feliz?

Esta obra nos faz refletir sobre a nossa vida a partir da reflexão do protagonista. Ivan em toda a sua vida fez tudo o que ele deveria ter feito para ser uma pessoa de bem, respeitável: faculdade, emprego estável, casou-se, teve filhos, uma casa como a de outras pessoas exemplares, porém, após adoecer ele começa a pensar se o que ele fez foi o que ele realmente deveria ter feito para ser feliz, se ele realmente viveu sua vida, ou apenas seguiu o roteiro que lhe foi dado.

Às vezes nos preocupamos tanto em como seremos vistos pela sociedade que seguimos nossa vida no automático, ao invés de vivê-la de fato. Na adolescência, em especial, ter o celular mais atual e mais caro se tornou importantíssimo, mesmo que eles não saibam o porquê de toda essa importância. Ou então, ter a profissão mais “chique” é mais valorizado do que ter a profissão que se gosta. Conclusão: acabamos fadados a passar a maior parte de nossa vida trabalhando em algo que não gostamos, rezando para que chegue o fim de semana.

Espero que vocês tenham a oportunidade de ler essa obra e se já leu, comente aí 😉

assinaturablog

 

(13)

TG Facebook Comments

  • Raquel Cavasini

    Olá, não conhecia esse livro e fiquei curiosa. Parece passar algumas mensagens importantes sobre a vida e o que realmente vale a pena. Adorei!

    Abraços

  • Déborah Araújo

    Cássia, queria morar em São Paulo só para ter alguns livros dessa coleção.
    Li esse livro na época da faculdade e amei.
    Ele é bem interessante e reflexivo.

    Lisossomos

  • Camila Alkimim

    Olá!
    Achei bem profunda a reflexão do protagonista sobre sua vida e isso serve de lição para todos. Apesar disso, não é algo que me atrai, então dessa vez deixo passar.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

  • Tatiana Anflor

    Realmente, essa coleção da Folha está sensacional! Eu li Anna Karenina e um livro de contos do Tolstoi, e Guerra e paz já está na minha lista há muito tempo. Agora, com essa nova coleção da Folha, quem sabe leio A Morte de Ivan Ilitch também ,né?

  • Milena Lais

    Oie.
    Não achei muito interessante, acho que não faz meu gênero.
    Mas que bom que você gostou.
    Abraço!

  • Carolina Valério

    Oi Cassia.
    Eu nunca tive oportunidade de ler Tolstói, mas tenho muita vontade e um dia pretendo ler.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica, pois esse eu nunca nem tinha ouvido falar.

    Beijos
    https://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

  • esse livro é fantástico, um dos meus preferidos de Tolstói <3
    Infelizmente essa coleção não tá chegando por aqui, ai eu só olho pras aquisições do povo e fico com inveja kkkkkkkkkkkkkk
    a história traz importantes reflexões, e a escrita do autor é apaixonante… *–*
    bjs…

  • Oi Cássia, queria que esse tipo de “promoção” chegasse na minha cidade. Adorei a edição, a capa e a qualidade das obras. Que bom que vc aproveitou. Bjs

  • Morgana Brunner

    Oiii, tudo bem
    Sou completamente apaixonada por essas editoras, estou namorando já nas bancas aqui perto de casa, seu vídeo ficou incrível menina.
    Beijinhos